Publicações

Publicações do Grupo

ZANOTTO, L. ; SOMMERHALDER, A. ; NICOLIELO, M. E. ; MARTINS, A. O. . INTERAÇÕES VIRTUAIS ENTRE TUTORES E ESTUDANTES NO MOODLE: PROCESSOS EDUCATIVOS EM CONTEXTO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Reflexão e Ação (Online), v. 25, p. 218-237, 2017. https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/7850/pdf

 NICOLIELO, M. E. ; SOMMERHALDER, A. ; ALVES, F. D. . Brincar na educação infantil como experiência de cultura e de formação para a vida. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 42, p. 285-298, 2017.https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/22271/pdf

LINO, A. M.; SOMMERHALDER, A. Contextos de aprendizagem de crianças: aproximando-se de classes hospitalares brasileiras 2017 http://www.cbe-unesp.com.br/2017/pages/anais_cbe_v02.pdf. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação

LINO, A. M;  SOMMERHALDER, A. VOLUNTARIADO COMO PRÁTICA SOCIAL: INTERVENÇÃO DO GRUPO AMOR EM GOTAS NA SANTA CASA DE SÃO CARLOS. Anais da XV Semana de Educação UFSCar. 2017 https://drive.google.com/open id=1pv2qLHIOyUAuOxYB3DQw9xh6GfQMt1qa. Anais da XV Semana de Educação UFSCar

OLIVEIRA, A. M; SOMMERHALDER, A. Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamentalhttp://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1211

 OLIVEIRA, A. M; SOMMERHALDER, A. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: EDUCAR-SE EM COLABORAÇÃO

https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/374

Francisco, C. P. S.; ZAGHI, F. L. S. A DIVERSIDADE CULTURAL QUE NOS RODEIRA: O EU PELO OLHAR DAS CRIANÇAS. XIX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO - XIX ENDIPE 2018

Francisco, C. P. S.; ALVES, F.D.; SOMMERHALDER, A.; MAXIMO, H.C. O recreio escolar como espaço do brincar. II Congresso Nacional da Primeira Infância- Pelo direito de ser criança 2018.

MALTA, D. A. S.; ANDRADE, L. B. P. . Políticas públicas para a infância e a pré-escola no Brasil. In: Maria Madalena Gracioli;Vânia de Fátima Martino. (Org.). Estudo em Políticas Educacionais II. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 9-164.

MALTA, D.A.S. POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: a experiência do município de Franca. E- book: Tendências e Expectativas em torno da Educação e do desenvolvimento  http://eventos.unifacef.com.br/simpedu/2017/files/5SIMPEDU-Ebook.pdf

SALOMAO, R. F. ; ALVES, Fernando Donizete . A proposta curricular do Estado de São Paulo: a perspectiva de professores de Educação Física. EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA, v. 28, p. 111-130, 2018 http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8410/8572

 ZANOTTO, LUANA ; ALVES, Fernando Donizete ; SOMMERHALDER, ALINE . Relações educativas de professoras com crianças de zona rural: uma leitura das práticas pedagógicas em um contexto de escola urbana. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 12, p. 2058-2071, 2017.https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8915/6939

SARTORI, G. D.; ALVES, F. D. ; SOMMERHALDER, A. . Crianças brincando no Programa Curumim: reflexões sobre relações humanas em processos educativos.. In: Aline Sommerhalder; Fernando Donizete Alves; Ilza Zenker Leme Joly. (Org.). Educando crianças, formando educadores: práticas educativas desenvolvidas nas relações humanas. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. , p. 45-56.

SARTORI, G. D.; ALVES, F. D. . Investigação qualitativa na Educação: pesquisando 'com' crianças. In: 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2016, Porto - Portugal. Atas - Investigação Qualitativa em Educação, 2016. v. 1. p. 843-852

SILVA, L. L. Experiência com Ciências em um primeiro ano: A participação da criança em seu próprio conhecimento e em um espaço mais democrático. In: XV SEMANA DA EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE, Universidade Federal de São Carlos – São  Carlos, 2017. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1pv2qLHIOyUAuOxYB3DQw9xh6GfQMt1qa/view Acesso em: 12 de novembro de 2018.

ALVES, F. D.; ZANOTTO, L. O brincar como fonte de expressão, criação e desenvolvimento da criança. In: Cinthia Magda Fernandes Ariosi. (Org.). Pelo direito de brincar: reflexões e experiências. 1. ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 141-152.

ZANOTTO, L.; ALVES, F. D. A questão do lúdico e do movimento em Centros Municipais de Educação Infantil. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, v. 2, p. 7-19, 2017. Disponíl em: https://www.rebescolar.com/Conpefe/A-QUEST%C3%83O-DO-L%C3%9ADICO-E-DO-MOVIMENTO-EM-CENTROS-MUNICIPAIS-DE-EDUCA%C3%87%C3%83O-INFANTIL

 NICOLIELO, M. E; SOMMERHALDER, A.  Brincando em sala na Educação Infantil l? Reflexões acerca da organização dos espaços para experiências na primeira infância - Revista Série- Estudos - 2018 http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/1054/pdf

OLIVEIRA, N.S; PAULA, L.C;  Caso de Ensino e PIBID: estratégias para reduzir a competitividade entre os alunos nas aulas de educação física do 9° ano.  https://pt.slideshare.net/RBEFE/xiv-seminrio-de-educao-fsica-escolar-2017-83678808

PAULA, L.C. et.al.  INÍCIO DA DOCÊNCIA E PIBID: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DE CASOS DE ENSINO.  http://www.prograd.ufscar.br/news/publicacao-anais-do-iii-congresso-de-ensino-de-graduacao-2017